SMS em massa gera lucros incríveis para sua empresa

sms em massa

sms em massa

O que é Envio de SMS em Massa?

O SMS em Massa sem dúvida é uma ferramenta indispensável para empresas que buscam reduzir custos, aliando a tecnologia, automação e a comunicação direta e massiva com seus clientes ou parceiros.

O envio de SMS tem surpreendido seus adeptos. Se tornou uma das principais formas de interação entre empresa x consumidor, pois segundo especialistas tem sua taxa de leitura acima de 98% o que amplia gigantescamente o contato direto e as possibilidades de comunicação eficiente e direcionada com resultado imediato.

Não parando por ai, outro ponto surpreendente do SMS, é sua infinita forma de adaptar-se a vários segmentos. Alguns exemplos: Cobranças de Recuperação de Crédito, Monitoramento de Sistemas, Mensagens de Marketing para Varejo, Lembretes Diversos (aniversários, agendas, etc), Campanhas Políticas, Promoção de Eventos, entre outros.

Um ponto importante que tem gerado ainda mais adeptos ao uso do serviço, é o custo. Diferente do marketing e métodos de comunicação tradicional o SMS em Massa gera uma grande economia, por trabalhar de forma massiva e direcionada, dispensar a necessidade de uma grande equipe trabalhando no contato com clientes ou parceiros e custar apenas uma pequena fração dos demais meios de comunicação.

Crise?

Nestes dias de economia difícil e mercado acirrado, a competência da equipe e o foco no resultado de conquistar e fidelizar clientes deve ser regra primordial para todos os setores da empresa. Veremos que algumas alternativas, como o SMS em massa pode dar um retorno imediato e altamente lucrativo.

O primeiro contato com o cliente é na verdade a melhor oportunidade de gerar resultados, em tempos de incertezas financeiras todos os detalhes devem ser levados em conta, através de atitudes infalíveis é possível eliminar a concorrência fidelizar o cliente desde o alô!Não demore a responder

As empresas investem dinheiro, tempo e dedicação para aumentar a presença na web e gerar tráfego no site, mas isso não basta. Os e-mails recebidos, assim como as ligações telefônicas, precisam ser respondidos . As pessoas estão acostumadas a esperar dias por uma resposta. Portanto a rapidez e a atenção no retorno a um contato gerado pela web ou por telefone pode fazer a diferença na decisão de compra de um cliente potencial. Neste caso vemos a importância de se ter uma equipe de suporte, atuando através de um bom call center e respondendo os clientes com toda agilidade que somente a interação entre ambas as partes pode trazer.

Responda o prospecto que se dirigiu à sua empresa a partir da web ou de uma lista telefônica de forma instantânea, seja por e-mail ou telefone. Poucos minutos devem separar a iniciativa de contato do prospecto do retorno da sua empresa.

Evite respostas automáticas, customize o atendimento e a informação e mencione o nome do cliente potencial na mensagem ou no telefonema de retorno.a

Tenha pessoas dedicadas a dar respostas adequadas, bem treinadas e informadas sobre seus produtos e serviços para direcionar o prospecto ao vendedor mais adequado. Mais uma vez vemos a necessidade da gestão de call center afim de maximizar a produtividade e evitar problemas.

Prefira o contato direto e pessoal, agende uma visita imediatamente ao retornar o contato.

Ofereça um diferencial

Não se dirija ao cliente sem ter um diferencial para oferecer. Comece apresentando à ele algo que não encontraria tão facilmente caso optasse em comprar em outro fornecedor.

Nunca fale mal do concorrente, e se mantenha focado no seu produto. Ofereça informações e fatos que levem o cliente a concluir isso por si mesmo.

Valorize a sua consultoria

Demonstre suas qualificações como líder ou especialista do segmento. Não se apresente como um mero “tomador de pedidos”.

A qualidade das perguntas que você faz define se você atende ou não às necessidades dos clientes.

Faça perguntas que o cliente não consiga responder, para que ele para e pense nas vantagens que você está oferecendo.

Crie em seu roteiro de vendas, um conjunto de perguntas que faça o cliente mergulhar fundo na sua apresentação.

SMS Marketing como aliado dos negócios

Utilize ferramentas de marketing que facilitem que sua empresa esteja sempre conectada ao cliente. Uma boa maneira de se fazer isso é através de SMS Marketing ferramenta indispensável para empresas que buscam reduzir custos e para aliar a propaganda direta ao seu alvo sem os altos custos do marketing tradicional. SMS marketing pode ser a solução que sua empresa precisa para alavancar os resultados e o relacionamento com sua clientela.

Seja criativo, e lembre-se: 80% das decisões de compra se dão pela emoção, e só 20% pela razão. Então o jeito é não perder a oportunidade de concluir a venda assim que o cliente “abrir uma brecha”.

IBGE diz que é viável

Visando o aumento da quantidade de empresas e pessoas que utilizam o SMS para se comunicar e enviar informações para os mais diversos lugares do país, o envio em massa dos SMS, se torna uma alternativa mais viável para as empresas do que o contato via telefone. Pesquisas do IBGE mostram que o uso dos celulares no Brasil vem aumentando cada vez mais, chegando a 69,1% no ano de 2011, com estimativa de crescimento por conta das reduções de impostos feitos durante o mesmo período e a popularização cada vez maior dos aparelhos entre os jovens, adultos e idosos.

Estudos mais recentes, realizados pela Anatel, no mês de abril o Brasil fechou com 256,43 milhões de linhas móveis ativas e cerca de 1,24 acesso por habitante. O estado com mais acessos é São Paulo com cerca de 25% do total de acessos do Brasil, consequentemente a porcentagem geral da região sudeste se tornou quase maioria na quantidade de acessos. Esses dados mostram que existem mais números de celular do que habitantes, mostrando a popularização dos telefones celulares entre a população brasileira, e confirmando que a utilização do SMS é um sistema que pode gerar grandes benefícios e tem um alcance muito grande.

SMS x E-MAIL

O envio de SMS vem passando o envio de e-mail em massa, sendo mais direto e de mais fácil alcance do que o próprio e-mail. Podemos ver isso com o simples fato de que nem todas as pessoas possuem acesso a internet móvel em seus celulares, porém, todas que estão com o celular conectado na rede móvel e tem “sinal” da antena, estão com disponibilidade de recebimento de um SMS. Outro ponto é que, quando uma pessoa recebe um e-mail de qualquer pessoa que ela não conheça, muito provavelmente ela não abrirá o e-mail, já um SMS, mesmo enviado os enviados via long code, que não se sabe ao certo de quem é o número, as pessoas podem abrir o SMS e com isso ver a mensagem, alcançando mais o foco do envio da campanha.

Tratamento VIP

O fator de como tratar o cliente é muito importante para a forma que o cliente se vê em relação a empresa. Quando ele recebe um SMS, mesmo o envio tendo sido disparado de forma massiva, uma vez que se personalize a mensagem com o nome da pessoa, isso fará com que ela se sinta mais valorizada e especial para a empresa, uma vez que, cada pessoa tem seu celular como objeto pessoal e de uso próprio. Vale lembrar que, se for enviado o nome errado, ou para pessoa errada, você poderá estar perdendo duas vendas, para o destino que deveria receber originalmente e para uma possível nova compradora que perceberá que a empresa está errando o SMS, então muito cuidado ao enviar uma campanha de SMS mantendo o mailing sempre atualizado e com as informações mais corretas o possível.

Mailing?

O mailing pode ser crucial para o fechamento de um venda ou a diminuição dos gastos dentro do setor de envio de SMS em Massa. Hoje em dia, muitas empresas vendem um mailing com vários números que podem ser utilizados para vendas de determinados produtos e que podem facilitar o crescimento exponencial da venda de um produto que está parada a muito tempo por falta de marketing ou falta de atratividade para os clientes.

Utilização

Além disso, temos também os casos de envio de SMS em Massa em pequenas empresas, visando a aparição repentina no mercado atuante. Empresa de vendas de calçados, podem enviar uma mensagem para todos os clientes cadastrados em sua base informando que a nova moda chegou. Assim como empresas de softwares, podem informar via SMS para todos os usuários de seu sistema que irá ser feita uma atualização e isso pode afetar os servidores e ter instabilidades. Bem como as suas vantagens, as suas utilizações são ilimitadas e adaptáveis para cada caso e necessidade, variando desde simples noticias até mesmo a divulgação de seus novos produtos.

Custo zero, ou quase

Outro fator importante que se deve levar em consideração é o baixo custo do envio de SMS em Massa, podendo reduzir os custos significativamente sem perder a qualidade, ou ainda o contrário, aumentar a qualidade de uma venda ou a porcentagem de chances de ser lembrado, onde um cliente que recebe uma ligação, por exemplo, se ele irá recusar naquele momento, a chance de ele lembrar em um futuro próximo que ele recebeu uma ligação falando de um produto é muito baixa, por causa da correria do dia a dia, podemos não recordar de algo que nos foi falado, mas se ele receber um SMS, isso fará com que ele gere uma memória visual da mensagem e do produto ofertado, fazendo com que ele lembre mais facilmente que foi recebido e com isso abrir novamente um SMS recebido, mesmo a alguns dias antes.

Reduzindo custos

Os custos do SMS vêm caindo muito nos últimos tempo, enviar mensagem para marketing, ou qualquer outro fim, é simples, eficaz e de grande alcance. Mesmo sendo um serviço de baixo custo, sempre podemos reduzir ainda mais os valores a serem pagos. Um exemplo de redução dos custos do SMS é não utilizar acentos. Sim, a não utilização de acentos pode reduzir o custo de uma mensagem. Mas escrever sem acento pode mudar o significado das palavras, existem algumas maneiras de driblar esses pequenos empecilhos, como utilização de outras palavras. De qualquer forma, quando estamos escrevendo não reparamos na quantidade de caracteres que estamos usando e quando vemos já escrevemos centenas de letras e números e isso pode ocasionar um “estouro” na quantidade suportada em cada mensagem, consequentemente a operadora, para não deixar nenhuma informação enviada pela metade e podendo causar transtornos, ela irá enviar duas ou mais mensagens, dividindo cada uma com a quantidade de caracteres máxima disponível, e quando o destinatário receber irá parecer somente uma mensagem.

Mas quando vamos conferir a quantidade de caracteres, contando um a um, por exemplo, somamos um valor menor do que o limite de 160. Aí você se pergunta “o que aconteceu?”. Normalmente quando essa situação acontece a primeira coisa que nos vêm a cabeça é que a operadora está fazendo uma cobrança indevida ou tentando ganhar dinheiro com as custas do usuário, quando na verdade estamos usando um serviço que necessita de mais caracteres para enviar a mesma informação. Nesse caso podemos dizer que o português correto pode pesar causar um gasto maior na conta final dos SMS. Mas o que realmente acontece é que foi utilizado algum caractere que não está disponível naquele momento. Vamos ver mais detalhadamente o que acontece.

Inicialmente veremos como funciona a codificação do SMS, que é de suma importância para entender como ele é tarifado. Os sistemas de envio de SMS funcionam com base de 7 bits por caractere, sendo que estão disponíveis 140 octetos de 8 bits (ou seja, 140 bytes) por mensagem, totalizando 1120 bits, dividindo esse valor por 7 (quantidade de bits por letra) temos o total de 160 caracteres disponíveis por texto. Ou seja, cada mensagem que enviamos tem o limite de 160 caracteres com 7 bits. Alguns alfabetos utilizam 8 bits para a codificação, permitindo 140 caracteres e por fim outros utilizam 16 bits, conhecido como sistema Unicode, esse seria o nosso vilão da história, pois, ele contempla, além de todos os acentos, vários outros caracteres especiais, juntando vários outros alfabetos e formas de escritas de diferentes línguas de vários povos.

O alfabeto português pré definido pelo GSM 03.38, disponível no Wikipédia, não tem como padrão alguns dos acentos básicos utilizados na língua portuguesa. Quando o usuário seleciona um símbolo que não está contido nessa listagem de letras, o aparelho automaticamente passa a utilizar o sistema Unicode, que torna 70 caracteres o máximo para de caracteres disponíveis para aquela mensagem. Os principais deles são símbolos em geral, como o til, o acento agudo (“crase”), o acento circunflexo e os pontos de interrogação e exclamação, por exemplo. Isso acontece porque os acentos são considerados caracteres especiais. Para que eles sejam reproduzidos corretamente para o receptor, é preciso que sejam adicionados códigos que identificam cada símbolo de acentuação.

A inserção desses códigos no texto faz com que o número de caracteres disponíveis seja diminuído, pois eles já foram utilizados pelos caracteres especiais, por mais que você não consiga enxergá-los. É por isso que alguns acentos e símbolos não afetam o tamanho da mensagem. Os símbolos “é”, “è”, “í”, “ó” e “ù” costumam fazer parte do código utilizado pelo GSM 03.38, portanto, não fazem com que o sistema mude para o Unicode. Ou seja, desses caracteres especiais você pode usar sem nenhuma preocupação de passar o limite, porque não vai pesar no seu bolso deixando o sms mais barato.

Automaticamente, quando passar a quantidade máxima de caracteres, a operadora irá separar a mensagem em duas para que ela seja entregue corretamente ao destinatário, o que pode levar a um gasto desnecessário que poderia ser evitado com um simples contador. Alguns celulares já vêm com o sistema de contagem de caracteres que mudam com base na codificação usada, outros mostram somente quando a quantidade de caracteres está chegando próximo ao seu limite. Lembrando que em alguns casos podemos habilitar o sistema de gerenciamento da codificação em cada aparelho, podendo escolher entre deixar todos as letras conforme digitado, alterando automaticamente o sistema de envio do SMS, incluindo os códigos de cada caractere, ou simplesmente forçar a mensagem sair com o sistema normal de 7 bits, podendo haver a inclusão de “caracteres desconhecidos” para que a mensagem seja enviada sem nenhuma falha.

O marketing de influência no SMS

João Kepler no blog e-commerce Brasil explica que o “Marketing de Influência nada mais é do que a arte de engajar as pessoas que são influentes on-line para compartilhar mensagens de marcas com seus públicos na forma de conteúdo patrocinado ou não.” Com isso podemos considerar que ele não passa de influências realizadas por pessoas famosas, mostrando que, como elas utilizam um determinado produto, outras pessoas, normalmente fãs desses famosos, ou pessoas que acompanham o trabalho dessas pessoas, também devem utilizar pelos mais variados motivos e gostos que as duas pessoas compartilham, ou simplesmente por se tornar algum produto de “status”, onde “se uma pessoa famosa usa, eu também preciso usar e por isso serei mais bem visto pela sociedade”, levando as pessoas que eram o foco daquela campanha comprar o produto e tornar rentável a utilização desses famosos, gerando lucros e girando cada vez mais o mercado de marketing de influência.

No SMS, muitas vezes são colocadas como se o famoso estivesse escrevendo, ou um link da promoção onde está uma pessoa conhecida mostrando o produto oferecido e todas as suas vantagens. Essa utilização chama a atenção das pessoas, ao ver que uma pessoa conhecida nas mídias, seja por fazer programas de televisão ou internet, utilizam um determinado produto, faz com que elas queiram aquele produto ou serviço. Trata-se de uma manipulação de gostos com efeito causado pelo consumismo desenfreado das massas.

Aperfeiçoando as Técnicas de Vendas

O desafio de fechar uma venda pode ser algo extremamente empolgante, isso faz com que os vendedores se aperfeiçoem cada vez mais e busquem formas de facilitar e turbinar as vendas.

Ao longo do tempo várias técnicas foram desenvolvidas, cada uma delas atende um determinado tipo de abordagem e pode fazer toda a diferença na hora de convencer o cliente a dizer SIM.

Preste atenção nessas grandes dicas de técnicas de vendas que farão você alavancar seus resultados, de forma rápida e eficaz:

Duas Técnicas de Fechamento Tradicionais

As técnicas tradicionais de fechamento de vendas normalmente aplicam alguns truques psicológicos, que dão um bom empurrão no avanço da negociação.

Veja duas das melhores:

Compre agora ou nunca

Nesse tipo de abordagem o vendedor inclui um benefício especial que “só pode ser adquirido” mediante a compra imediata. Exemplo:

“Esta é a última unidade neste preço.”

“Para os clientes que fecharem hoje, o desconto é de 30%”

“Se você se comprometer a pagar agora, posso colocá-lo na frente da fila de envio.”

Essa técnica ajuda a fechar o negócio, pois cria um certo senso de urgência no cliente, o que pode ser determinante quando o prospect quer comprar mas está demorando para se decidir.

Técnica de Resumo

Ao utilizar essa técnica, o vendedor reitera os itens que o cliente deseja comprar (colocando em evidência valor e benefícios) tomando a frente da conversa. Exemplo:

“Oferecemos esse televisor 50 polegadas, com garantia estendida de 5 anos sem custo adicional e frete grátis. Para quando podemos agendar a entrega?”

Ao resumir os pontos você ajuda o cliente a ver de modo claro o que estão adquirindo com a negociação.

Uma Forma moderna de fechamento

A ideia do fechamento propriamente dita deve englobar todos os acordos oferecidos no processo de vendas. Em um envolvimento de vendas, o representante deve buscar:

Descobrir e entender as necessidades do cliente

Ser eficiente na hora de comunicar como o produto ou o serviço podem oferecer benefícios e soluções acessíveis

Se estes dois importantes detalhes forem levados em conta, não haverá impedimentos para o fechamento da negociação. Depois disso é só ir direto para a pergunta de fechamento.

Pergunta de Fechamento

Para atingir esses dois objetivos, os representantes devem sondar seus prospects fazendo algumas perguntas. Vendedores vencedores se concentram no fechamento da venda desde o início da conversa com seu cliente. Através de algumas perguntas eles criam no cliente expectativa sobre o assunto e eliminam as objeções de compra.

O fechamento da venda pode até mesmo acontecer através de uma pergunta, o que possibilita ao vendedor contornar as objeções persistentes e ainda fazer o prospect se comprometer.

Por exemplo: “você acha que dessa forma ficou de acordo com sua necessidade?”

Fazendo essa forma você descobre se o cliente vai ou não comprar seu produto e ainda mantém a porta aberta para outras negociações. Se a resposta for negativa, ela é a opinião deles ( e não a verdade ), o que lhe permite continuar a venda. Se a resposta for positiva, o próximo passo será assinar o contrato.

Outra pergunta chave para fechamento: “Qual o motivo para não prosseguirmos com o envio do produto?”

Essa pergunta, além de encaminhar a negociação ao fechamento, visa munir o vendedor de informações sobre os motivos do clientes ainda não estar convencido. Você vai sair ganhando de qualquer maneira.

E você?

Quais são as suas estratégias para fechar vendas e gerar resultados? Prefere uma abordagem mais orgânica, ou um método mais tradicional?

Resumidamente, podemos ver que o aumento da utilização do celulares, bem como a facilidade de acesso de um, e todas as suas vantagens em relação aos meios mais “comuns” e “tradicionais” de marketing, faz com que o envio de SMS se torne uma opção viável.

Achou atrativo as possibilidades? Você quer ter uma operação de envio de SMS em Massa e não sabe como? Para isso, você precisará de um SMS Gateway. Mas calma! Você pode ver alguns materiais sobre isso no BFT Expert ou ainda fazer download de um eBook que fala sobre isso: “Ganhe mais em sua Operação com SMS Gateway“. Este eBook mostra em poucas páginas o que é necessário para começar uma operação de envio de SMS em massa sem investimentos nenhum ou ainda utilizar sua base de clientes para obter ainda mais lucros com crescimento rápido e massivo.