Marketing de relacionamento soluciona falhas e fideliza até 70% dos clientes

marketing de relacionamento

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Marketing de Relacionamento

Tão importante quanto ganhar novos clientes, é fidelizar e manter os atuais. Em um mercado tão competitivo, está cada vez mais difícil conquistar a fidelidade de alguém. É aí que entra a importância do marketing de relacionamento.

Investir em propaganda e promoções é importante, mas não basta. Um dos fatores que parece fazer diferença no entanto, é a habilidade de solucionar falhas através de um relacionamento mais focado em resolver problemas e atender as mínimas necessidades do cliente.

Segundo uma pesquisa feita pela Officina Sophia Retail, uma empresa que se preocupa em solucionar falhas fideliza até 70% dos  clientes e ainda recebe indicações espontâneas do público.

O problema não está em existirem falhas, mas em larga escala elas são inevitáveis. Claro que elas devem ser evitadas e minimizadas, mas existe uma grande dificuldades das empresas detectarem e lidarem com isso.

Detectar e solucionar falhas

Uma situação mal resolvida gera stress e reclamações por parte dos compradores, até mesmo em redes sociais, e isso promove desconfiança em relação a marca. O acúmulo de situações não resolvidas pode criar uma má reputação para a empresa em várias esferas sociais.

Veja abaixo alguns detalhes que vão fazer toda a diferença na hora de você detectar falhas e solucioná-las:

  • saber lidar e resolver os problemas o mais rápido possível minimiza reclamações e deixa o cliente se sentindo seguro;
  • segundo a pesquisa, 83% dos consumidores que compram na internet necessitam de algum tipo de ajuda enquanto compram, portanto é necessário desenvolver ferramentas que auxiliem o cliente a comprar com segurança;
  • a pesquisa também diz que 71% dos clientes esperam obter as respostas de que precisam em no máximo cinco minutos após o seu contato, agilidade impressiona e ajuda a fidelizar o consumidor que não quer gastar tempo com problemas desnecessários;
  • a primeira impressão costuma definir os clientes que fidelizarão, sendo que para 70% deles  a experiência será positiva ou negativa, só depende da forma como serão atendidos
  • no caso de lojas físicas, ou B2B, a equipe de vendas será a primeira impressão que o cliente terá da marca;
  • de acordo com a pesquisa, 86% dos clientes não se importam em pagar mais por uma a experiência melhor;
  • manter os clientes sempre informados de seus compromissos agendados com a empresa, utilizando tecnologias simples como SMS podem facilitar muito a comunicação entre as duas partes. Muitas empresas usam o SMS Marketing como ferramenta de marketing, porém o SMS também pode auxiliar a empresa a manter o cliente sempre informado e próximo.

Por essas e outras é tão importante investir no pré e pós venda. Manter o banco de dados sempre atualizado e as informações dos clientes em dia facilita a vida dos vendedores e atendentes, mesmo que isso gere mais custos com call center para a empresa. Hoje em dia é possível reduzir custos de call center tendo iniciativas inovadoras e simples, que vão contribuir na redução de custos e aumentar os resultados.

Tudo isso vale a pena afinal de contas, um cliente satisfeito convence mais que uma equipe inteira de vendas.